Sentido da vida e o sentido de fazer um site
Bom dia!
O sentido da vida e sobretudo quando se trabalha em Gerontologia e na Terceira Idade
Quem trabalha no sector da terceira idade o pode fazer por vários motivos, mas maioritariamente o faz por vocação. Sim…, por vocação. A maioria de nos trabalhamos porque sentem que naquilo em que trabalham faz sentido para elas e para os outros. Vocação é diferente de “gostar”, e muitas das coisas que fazemos não gostamos.
Nosso trabalho começa com um pedido de ajuda. Finaliza quando damos nossos pêsames aos familiares pelo seu falecimento do seu ente querido, dando a saber que nos sentimos orgulhosos pelo facto de permitir ajudar ao seu familiar nesta última fase. Temos nisso uma vantagem, e que é que sabemos que nos também vamos morrer, e se vivemos o suficiente ficaremos dependentes em alguma actividade de vida diária. Temos contacto com a natureza humana na sua fase mais problemática, e nisso devemos nos sentir orgulhosos.
O envelhecimento é um tema interesante mas foram os gregos que melhor representaram o envelhecimento. Conhecem o Mito de Tinoco?
“Titono era um irmão mais velho de Príamo, rei de Troia. Eos apaixonou-se por ele, mas cometeu o equívoco de pedir a Zeus que lhe concedesse a imortalidade, sem lhe pedir também a eterna juventude. Titono começou a apresentar cabelos brancos na cabeça e na barba, Eos parou de frequentar sua cama, e quando Titono, de tão velho, não conseguia mais se mover, Eos o trancou em um quarto, onde ele fica balbuciando sem parar, sem forçar para mexer seus membros. Titono envelheceu tanto que Aurora encerrou-o num quarto escuro, onde ele acabou por tornar-se uma cigarra. ”
A que nos dedicamos realmente os profissionais da Gerontologia, Geriatria ou Terceira Idade?
Aquilo que fazemos é acompanhar as pessoas na última fase da vida. Cada pessoa que procura nossa ajuda ou nossos serviços procura que lha ajudem a levar a última caminhada para o fim da forma mais humana possível. Vamos ter que lidar com sofrimento, com dependência, com problemas financeiros, com familiares (as vezes horríveis outras vezes agradecidos), e com outros profissionais (algumas vezes desmotivados e com motivo).
Podem dizer mas me sinto orgulhoso de que me ter dedicado a investigar e treinar profissionais a fazer o seu trabalho, e acho que todos nos devemos sentir também sossegadamente satisfeitos. Não obstante, não podemos parar de melhorar e a investigação cientifica neste sector é um bom instrumento.
O sentido www.ideg.pt
Este site foi primeiramente um site de divulgação puramente científica onde eu e o meu grupo fossemos divulgando o tipo de publicações cientificais que fossemos criando. Começamos com o site www.ideg.com.pt, e agora despois duma reformulação se converteu num local onde analisar as implicações de alguns resultados científicos nas áreas da gerontologia, geriatria e terceira idade.
Não deixou de ser um site de divulgação cientifica.
Desde já os meus melhores cumprimentos, e convido-lhe a comentar este Post
Obrigado!
Ignacio Martín
Leave a Reply
You must be logged in to post a comment.