Inovação Social e o financiamento europeu as IPSS
O tema da Inovação Social é um tema importante, mas sobretudo é um tema importante em Europa. O elemento clave da Inovação Social é o facto de ser projectos que implica a melhoria da eficiência, e neste sentido entre um conjunto enormes de projectos nomeadamente de empresas que utilizam mau de obra de população excluída socialmente, projectos para eliminar o desperdiço, projectos C2C (consumer to consumer), ecológicos, etc..
Inovação Social
Sou crítico de aqueles que consideram a Inovação Social como a panaceia de todos os problemas. Sou também crítico dos que consideram que os projectos de Inovação Social sejam unicamente feito por “hippies” sem relevância económica. Também sou crítico dos que consideram este tipo de projectos como um perigo (sim existem e normalmente associados a lóbis de sectores ). Do meu ponto de vista se enganam todos estes.
Os projectos de Inovação Social têm sua importância sobretudo a nível micro, e são de “almofadas de suporte “em situação de crises. Vou colocar dois exemplos dois exemplos de projectos deste tipo.
www.bancoalimentar.pt
O banco alimentar (ou bancos alimentares) é um projecto de sucesso que conseguiu diminuir o grau de desperdiço de principalmente bens alimentares. Este projeto é não-lucrativos desenvolvido por uma IPSS nacional.
www.olx.pt
Sim. Considero os projectos C2C inovação social incluindo aqueles que possam ser lucrativos. Para min, os projectos de Inovação Social podem ser lucrativos ou não lucrativos. Neste caso, duma empresa sudafricana do sector das tecnologias.
Europa apoia a Inovação Social, e Portugal ainda mais
A minha resposta é sim e muito, e Portugal ainda mais. Analisem esta hiperligação ligado a EU
http://www.europarl.europa.eu/aboutparliament/pt/displayFtu.html?ftuId=FTU_5.9.7.html
ou esta notícia do público acerca de Inovação Social “Fundos para inclusão social triplicam”
Quem quiser dinhiro para desenvolver projectos de inovação social não faltara dinheiro. Outra questão, é se será gasto em projecto auto-sustentaveis total ou parcialmente (pelo menos).
Desde já os meus melhores cumprimentos, e convido-lhe a comentar este Post
Obrigado!
Ignacio Martín
[…] As instituições serão incitadas para a candidatura a projectos comunitários para compensar a perda de ingressos. Desde este tipo de vista seria correcto sempre que as instituições tenham a capacidade de análise muito criteriosa dos projectos que realmente lhe interessem (ler outro dos meus post acerca da Inovação Social e Quadro Comunitário 2014-2020 ) […]