Negligência e abuso dos idosos I
Vou a aproveitar a publicação dum capitulo dum livro acerca deste tema realizado por uma colega e por mi para explorar algumas coisas acerca da prevalência do abuso de idosos. Este capitulo é um dos resultados dum dos projectos que desenvolvi faz meia dúzia de anos que foi o RNAR-75 junto dum grupo de alunos de mestrado. No tópico de abuso e negligencia foi desenvolvido principalmente por Ana Correia. O capitulo o podem encontrar a partir deste link
A falácia dos Abuso dos Idosos: O arremesso politico
Existe abuso e negligência em idosos? Sim claro, e mais sabem porque? Simples, … porque pode existir (é uma questão de estatística). Quando temos uma pessoa com menos capacidade de autodefesa (por exemplo os idosos com demência), e se a colocamos em situações propicias (isolados ou com famílias desestruturadas) pois a probabilidade de abuso e negligencia aumenta.
Me parece que no mundo académico vivemos um bocado obsesionados com aquilo da “prevalência” neste caso do abuso e negligência de idosos e consigo intuir o motivo: sabem …. é um tema propicio para o arremesso politico da mesma forma que o violência domestica, o abuso infantil e outros.
Curiosamente existem outras populações que podem ter níveis de desproteção maiores e parecem que não tem interesse social como podem ser as pessoas com deficiências física o mental que envelhecem, ou as pessoas com SIDA (não é com HIV+ não …é com SIDA), parecem que não existem das televisões nem dos trabalhos académicos.
Muitas vezes os profissionais nos chegamos a converter um bocado em marionetes do sistema político que nos utiliza bem para demostrar que tudo esta um caos, como para demostrar que estão muito preocupados com a situação e que vão a enviar data de equipas multidisciplinares que vão a solucionar o problema, ou melhor ainda vão a modificar a lei para ser mais punitivos com os cuidadores que maltratem os idosos.
Como aprender mais acerca de Abuso e Negligencia dos Idosos
Existe pouco conhecimento concreto. Se querem a minha opinião e se querem saber mais o assunto do Abuso e Negligencia de Pessoas Idosas podem começar por esta referência
A nível de Portugal recomendo esta fonte de trabalho,, e é linha de trabalho da equipa de Ana Gil (do Instituto Ricardo Jorge) que desenvolveram quem é o primeiro dos estudos em amostra aleatória em Portugal.
Mas lhes vou a oferecer o melhor de todos acerca do abuso e negligencia. O livro de cabeceira de todo investigador deverá ler e reler para contextualizar melhor o abuso e a negligencia no contexto histórico actual.
Simone de Beauvoir. 1970 : A velhice (La Vieillesse), ensaio
Peço desculpas se não citei alguém ou se citei alguém de forma errada. Desde já os meus melhores cumprimentos, e convido-lhe a comentar este Post
Obrigado!
Ignacio Martín
Leave a Reply
You must be logged in to post a comment.