Preparados? Vamos a isso …
-
Descentralização dos serviços para os Municípios e para IPSS dos serviços e competências da Segurança Social
Esta reforma esta de caminho e o governo parece firme na sua concretização. Pode por exemplo ler o opinão acerca da mesmo de Ricardo Rio (Presidente da Camara Municipal de Braga). http://www.ionline.pt/iopiniao/descentralizar-tambem/pag/-1
A Accão Social será a última pela sua complexidade mas eu espero que avance de forma firma até a eleições legislativas. A Segurança Social ficara com as competências de fiscalização.
-
Extinção de pequenas IPSS
Este cenário também esta claro. Em 2014 já fecharam algumas mas de caminho vêem mais extinções. Existem dois tipos de soluções para este tipo de IPSS: a extinção simples (ponto …) e a que a Segurança Social esta a propor que será a fusão com outras instituições de maior dimensão nomeadamente Misericórdias.
O perfil típico de IPSS a fechar será aquelas que dependem financeiramente e unicamente da Segurança Social, normalmente em contexto rural com Centro de Dia + Creche, e sem capacidade de gestão muito elevada. Para empurrar a sua extinção se propunha a revisão dos acordos para valências como Centro de Dia e Creche, assim como a aplicação de fiscalização para a verificação do Decreto_lei_n_33_2014.
Pode ver este vídeo
-
Entra de pleno do Quadro Comunitário 2014-2020
As instituições serão incitadas para a candidatura a projectos comunitários para compensar a perda de ingressos. Desde este tipo de vista seria correcto sempre que as instituições tenham a capacidade de análise muito criteriosa dos projectos que realmente lhe interessem (ler outro dos meus post acerca da Inovação Social e Quadro Comunitário 2014-2020 )
Alguns dos que leem os meus post serão despedidos neste ano, e outros passaram a trabalhar em projectos comunitários e em camaras municipais ou em estruturas paralelas como Redes Sociais Supraconcelhias.
Não vou avaliar se estas medidas são boas ou não.
Sobre o tema da substentabilidade pode ler um paper que fizemos faz mais ou manos um ano e que foram publicadas na Actas do V Congresso Português de Avaliação e Intervenção em Gerontologia Social. Trata-se dum pequeno trabalho cientifico mas é bastante esclarecedor.
Arvins, S.; Fonseca, C.; Queirós, A.; & Martín I. (2013). Sustentabilidade em IPSS. Actas do V Congresso Português de Avaliação e Intervenção em Gerontologia Social, Porto, Portugal: Unidade de Investigação e Formação sobre Adultos e Idosos [retirado dehttp://actasdegerontologia.pt/index.php/Gerontologia/article/view/52/37] – See more at: https://ideg.pt/1-publicacoes/#sthash.Cgd9ICa5.dpuf
https://ideg.pt/1-publicacoes/
Desde já os meus melhores cumprimentos, e convido-lhe a comentar este Post
Obrigado!
José Ignacio Martín
Ana Moreira says
Temos um encontro muito bom onde poderá expor as suas ideias … III Encontro PES da Região Centro Dirigentes com Direção … PES & Contras Profissionais da economia social …
Anonymous says
Cara Ana Moreira, Obrigado pela sua invitação. Por envie-me informação por mail jmartin@ua.pt
Eu não poderei ir, mas divulgarei entre os meus colaboradores.
Atentamente, Jose Ignacio Martin