Sou professor e investigador em gerontologia. Sempre pretendi converter o ideg.pt como espaço virtual, onde os profissionais encontrem conhecimento, opiniões fundamentadas e divulgação científica útil para a atividade de gerontologia em Portugal.
Atualmente, os espaços virtuais, quer sejam fóruns, redes sociais ou blogues, convertem-se num local de liberdade e de aprendizagem. Decoro este artigo com uma fotografia da aula Fray Luis de Leon de la Universidad de Salamanca. Esta sala de aula é onde o frade Agostinho deu aulas até ser preso pela Inquisição e conta-se que ao voltar da prisão iniciou as aulas com a frase “… dizíamos ontem”.
Ideg.pt em 2016
O ideg.pt foi criado como um site divulgativo da atividade científica liderada por mim, ou na qual participasse ativamente.
Gradualmente, converteu-se num site opinativo da atualidade do sector da gerontologia em Portugal. Nos meus artigos pretendi opinar fundamentadamente acerca do sector onde eu e os leitores trabalhamos. Não existe nenhuma conferência que tenha tido o impacto de alguns dos meus artigos. Existem artigos que podem ter sido lidos mais de cinco mil vezes.
Acontece que um projeto funciona quando muda e está sempre ligado com as necessidades das pessoas. Neste sentido, pretendo converter ideg.pt também num projeto pedagógico.
Micro-skills em Gerontologia
Pretendo dar aos leitores micro-skills muito concretas e, para isso, intercalarei artigos opinativos com artigos mais técnicos. Não pretendo dar competências macro porque para isso temos a formação inicial ou o mestrado em Gerontologia. Não obstante, existem competências muito concretas que se podem dar em 20 minutos de formação, mas que se revelam de grande importância.
Por outro lado, pretendo divulgar a atividade científica e os seus resultados finais. Uma parte da minha atividade científica tem produtos finais como escalas, check-lists, relatórios e outro tipo de documentação importante para a atividade do dia-a-dia dum profissional no sector da gerontologia. Esta parte tem sido negligenciada, mas pretendo mudar para uma maior divulgação. A ciência deve-se converter em tecnologia para nos ajudar no nosso dia-a-dia.
Para todos, o melhor dos desejos dum percurso profissional cheio para este 2016, em que ideg.pt ajude aos profissionais a cuidar melhor.
Leave a Reply
You must be logged in to post a comment.