Introdução aos Sistemas de Controlo da Qualidade
Os Sistemas de Controlo da Qualidade (SCQ) em serviços gerontológicos existem e são importantes, pois, tratando-se de serviços complexos, em que falhas na prestação dos serviços comprometem a qualidade de vida do utente, faz com que a implementação do SCQ se faça de forma natural. O problema reside na escolha do SCQ para uma determinada organização. Neste texto serão sumariamente identificados os tipos de SCQ existentes em serviços gerontológicos.
- Sistemas de Controlo da Qualidade Próprios
Os SCQ Próprios não correspondem ao cumprimento de qualquer sistema estandardizado. Geralmente os SCQ Próprios são auto-impostos pelo serviço gerontológico. Normalmente, um SCQ Próprio vai definir quatro tipos de procedimentos, (1) um sistema de avaliação multidimensional, (2) um sistema documental de planos de cuidado, (3) um conjunto de registos comportamentais do pessoal auxiliar, e por último, (4) um conjunto de indicadores de resultado válidos que avaliem a capacidade em termos assistenciais. Os SCQ Próprios são particularmente importantes quando a organização inicia o seu percurso nos SCQ, e quando a organização é muito pequena (menos de 20 utentes aproximadamente).
- Sistema de Qualidade ISO 9001
O sistema ISO 9001 é um SCQ generalista (não é especifico dos serviços gerontológicos), e tem a sua origem no sector industrial. Está baseado na explicitação documental de todos os procedimentos de uma organização. A organização geralmente recorre a consultores de qualidade para o apoio nesta explicitação dos procedimentos, e uma entidade acreditada para a obtenção do selo ISO 9001. Os Manuais da Qualidade da Segurança Social são baseados nos princípios do Sistema da Qualidade IS0 9001 mas o seu cumprimento não faculta automaticamente a acreditação de qualidade. Para ser acreditado é necessário ser objecto duma auditoria por parte duma entidade referenciada para este fim. Pode fazer uma pesquisa de entidades em http://www.ipac.pt/pesquisa/acredita.asp
- Joint Comminision
A Joint Commission é uma consultora norte-america especializada em SCQ de organizações de saúde e os seus manuais são um referencial muito importante para os profissionais e investigadores que estudam ou desenvolvam SCQ. O SCQ da Joint Comminision é um sistema baseado no cumprimento de standards de qualidade. Actualmente, há não conhecimento da presença de consultores habilitados pela Joint Commision para o desenvolvimento deste tipo de acreditação de serviços em Portugal. Em alguns casos, os standards são extremamente complexos de ser cumpridos. No seu site pode encontrar o tipo de acreditação que desenvolvem (www.jointcommission.org).
- RAI-RUG
O RAI é um protocolo de avaliação pormenorizado, que permite a descrição da condição do utente, assim como da tipologia de serviços de enfermagem e de reabilitação a que o utente é sujeito. A partir deste protocolo desenvolvem-se Indicadores de Qualidade (IQ), assim como RUG (orientados mais especificamente para o desenvolvimento de um sistema de pagamento da entidade dependente do RUG). O SCQ do RAI-RUG é um sistema formal ou de processos, e é considerado o mais complexo dos sistemas de SCQ existentes. Actualmente, estamos a desenvolver investigação científica relativamente a este modelo.
Conclusão
Cada sistema de qualidade tem uma natureza própria mas os interessados nesta temática devem considerar que a implementação do SCQ deve ser progressivo, ou seja, do mais simples ao mais complexo. Não obstante, não deixo de considerar que um serviço gerontológico deve iniciar pelo SCQ Próprio, ou pelos sistemas ISO 9001 mas sempre iniciando o seu desenvolvimento pelo core do serviço e não pelos aspectos menos essenciais da gestão do equipamento.