Geralmente, os Sistemas de Controlo da Qualidade em Serviços Gerontológicos têm quatro elementos que são considerados centrais e que estruturam a maioria das operações do SCQ.
1. Sistema de Avaliação Multidimensional
O sistema de avaliação multidimensional é a compilação de uma série de instrumentos de medição acerca do utente que permite a avaliação de necessidades num conjunto abrangente de dimensões. Os sistemas de avaliação multidimensional são geralmente compostos por (i) Avaliação da Capacidade Funcional, (ii) Avaliação do Estatuto Cognitivo e Mental, (iii) Avaliação das Necessidades de Cuidado na área de Cuidados de Saúde (inclui área Nutricional), (iv) Apreciação do Apoio Social e Utilização de Recursos Sociais e de Saúde, e por último (v) Estimação do Estatuto Socioeconómico.
A escolha dos domínios a serem avaliados e dos instrumentos a utilizar depende do tipo de população a que o serviço gerontológico presta cuidados, e do tipo e disponibilidade do pessoal técnico.
Um dos melhores manuais para o desenvolvimento de sistemas de avaliação multidimensional é o de Osterweil, D.; Brummel-Smith, K. & Beck, J.C. (2000). Comprehensive Geriatric Assessment. NY: McGrawll-Hill.
- O plano de cuidados
O plano de cuidados é o conjunto de actividades programadas para equipa do pessoal auxiliar e técnico, que se desenvolverá com o utente e é estruturado a partir da avaliação multidimensional. O mecanismo para desenvolver o plano de cuidados é identificar os “disparadores” do protocolo de avaliação multidimensional. Um “disparador” é o indicador de uma necessidade presente por parte do utente.
O plano de cuidado está, geralmente, estruturado em quatro áreas diferentes, nomeadamente, (i) área social, (ii) área de cuidado pessoal, (iii) área de actividades terapêuticas e recreativas, e por último, (iv) plano de enfermagem. Geralmente, o desenvolvimento do plano de cuidados é realizado por uma equipa multiprofissional ou por um gestor de casos (neste caso especificamente um gestor de cuidados). Existem empresas privadas que desenvolveram planos de cuidados de forma estruturada, sendo uma das mais conhecidas a LTCS (o seu site é www.ltcsbooks.com)
- Os registos comportamentais
Toda actividade que se exerça sobre um utente deverá ficar registada em registos comportamentais. Estes registos comportamentais deveram ser simples, de fácil preenchimento por parte do trabalhador e percepção por parte do(s) supervisor(es). Um exemplo pode ser encontrado em:
Barbosa, C, Pinto, J., Alvarelhão, J., Cortez, A., Lopes, F.,& Martín, I. (2007). Registos de Actuação de Auxiliares de Acção Directa em Equipamentos Gerontológicos. Porto: Autor. [e-book disponível em
www.ideg.com.pt > Line 5 – Ajudantes de Acção Directa | Assistent Nurses > Project 11. Sistema de gestão documental | Document management system
- Os indicadores de qualidade
Os indicadores de qualidade deverão ser o reflexo directo do grau de qualidade do trabalho desenvolvido por parte da equipa. Existe uma falta de consenso entre os profissionais da área acerca de quais são os melhores indicadores de qualidade, no entanto, actualmente o consenso são os seguintes (em contexto lar de idosos) (i) Utilização de restrições físicas e químicas, (ii) Presença de Úlceras de Pressão, (iii) Malnutrição e desidratação, (iv) existência de protocolos de promoção da continência, (v) Gestão da dor, (vi) Hospitalizações não programadas, e (vii) Qualidade de vida.
Conclusão
Estes quatros elementos são os elementos chave de qualquer SGQ em Equipamentos Gerontológicos. Não obstante, são poucas as organizações que conseguem desenvolver uma integração plena destes quatro elementos. Qualquer um deles é um elemento complexo, e é a sua integração de uma forma simples o maior desafio do SCQ de um Serviço Gerontológico.
Este artigo foi elaborado por Ignácio Martin e publicado no site www.ideg.com.pt em 31 de Maio de 2010.
Martín, I. (2010, 21 Mayo). Os elementos centrais dos Sistemas de Controlo da Qualidade. Retrieved fromhttp://www.ideg.com.pt.