Os autores do presente livro almejam abordar a temática dos Centro de dia de modo a contribuir modestamente para um conhecimento generalizado sobre o assunto, através da exploração do mesmo nas suas diversas vertentes. A reflexão sobre os Centros de dia possibi- litará defini-los e caracterizá-los, apresentar os diferentes estudos, evidenciar a sua relevância, expor as suas potencialidades, como fim último de suscitar o interesse sobre a temática.
A atenção dos autores sobre o tema assenta num conhecimen- to teórico-prático resultante do trabalho desenvolvido experimen- talmente em contexto prático, assim como, em anos de recolha e análise criteriosas de estudos sobre o tema.
Existe a convicção dos autores que esta resposta social, assim como se assume em Portugal, poderá desempenhar um papel preponderante na prestação de cuidados a indivíduos com necessi- dades múltiplas.
O livro divide-se em três partes principais. Na primeira os autores começam por apresentar o Centro de dia através da sua delimita- ção conceptual na qual se evidencia a definição e apresentação dos objectivos. Seguindo-se a apresentação das diferentes categorias assumidas pelo Centro de dia e expostas pelos diferentes investi- gadores analisados. Para além da categorização, o Centro de dia poderá assumir áreas predominantes, as quais são abordadas pelos autores, sendo as principais, as áreas saúde e social. Os mesmos autores elencam como uma outra área em que o Centro de dia se adequa, a saúde mental, uma vez que se encontram na literatura científica estudos que investigam a intervenção da resposta na área
da demência. Ainda, de modo complementar, os autores exploram a trajetória de implementação da resposta social no contexto portu- guês desde o seu começo até à actualidade, demonstrando assim o modo e a forma como se implementaram e desenvolveram no contexto nacional.
Numa segunda parte do livro a abordagem centra-se na análise dos diferentes serviços do Centro de dia recorrendo a diversos traba- lhos de investigação que apresentam uma panóplia diversificada de estudos. Seguindo-se a apresentação dos programas de intervenção nos quais se evidenciam três grandes pilares: intervenção para a saúde, intervenção social e intervenção ambiental. Sucedendo-se a apresentação dos vários estudos que apresentam os benefícios provenientes da utilização do Centro de dia no que se refere aos utentes e cuidadores. O presente livro tenta ainda agregar as prin- cipais particularidades dos seus utentes de modo a unificar um conjunto de caraterísticas que constituem o que se designou como utente-tipo.
Por fim, como último ponto, são apresentadas as conclusões e implicações resultantes do modelo de funcionamento vigente nos Centros de dia