A linha relativa a Auxiliar de Accão Directa tem a ver com as alterações necessárias para uma melhor gestão do pessoal auxiliar dos serviços gerontológicos. Uma boa gestão dos recursos humanos que representam os Auxiliares de Accão Directa é determinante para alcançar a excelência num equipamento, uma vez que são estes profissionais que prestam a maioria dos serviços às pessoas idosas. No entanto, existem grandes dificuldades na sua gestão.
Internacionalmente foram detectados vários problemas, principalmente em termos de (i) falta de candidatos para os postos de trabalho, (ii) problemas na eficácia dos sistemas de formação e treino, (iii) rotatividade muito elevada associada a sobrecarga e falta de condições de trabalho, (iv) introdução de metodologias de gestão que avaliem e melhorem a prestação e a motivação dos trabalhadores (eg., Sistemas de Avaliação de Desempenho e de Avaliação da Satisfação dos trabalhadores), e por último, (v) os movimentos migratórios associados à prestação deste tipo de serviços, uma vez que é comum encontrarmos pessoas de outros países a trabalhar como Auxiliares de Acção Directa. Actualmente, esta é uma área de trabalho em que basicamente desenvolvemos instrumentos de gestão (Documentação Técnica) deste tipo de pessoal.
Um dos projectos nesta área é a criação de Guias de Procedimentos para os Auxiliares de Acção Directa. Este projecto desenvolve Guias específicas para procedimentos standard de cuidado ou para determinadas “situações-problema” específicas, assim como a introdução de estratégias de treino que impliquem uma mudança comportamental real nestes profissionais.
A gestão de recursos humanos implica a criação e gestão documental associada à sua actividade. Este projecto tem como objectivo a criação de Documentação Técnica Standard associada à gestão de Auxiliares de Acção Directa. Este tipo de documentos habitualmente são registos comportamentais da actividade dos Auxiliares de Acção Directa, assim como instrumentos de avaliação de desempenho ou de avaliação da satisfação dos colaboradores.
Basicamente pretendemos
[1] Investigação em sistemas de formação em “competências duras” de cuidado
O mais importante desafio profissional na gestão do pessoal auxiliar é a criação de sistemas de formação eficazes, o que possivelmente passa pela implementação de (i) sistemas de formação por competências, (ii) avaliação dos Ajudantes de Acção Directa (ou candidatos) por júris em contexto real ou simulado e, por último, (iii) sistemas de supervisão no posto de trabalho que permitam um feedback sistemático do trabalho dos auxiliares.
[2] Investigação em termos de sistemas de gestão que previnam a sobrecarga e uma rotatividade elevada
O trabalho dos Ajudantes de Acção Directa é um trabalho exigente que muitas vezes não tem boas condições de trabalho e que é, na sua maioria, insuficientemente remunerado. Nestas condições, é fundamental melhorar a qualidade de vida profissional destes trabalhadores, desenvolvendo uma gestão “amiga” destes trabalhadores, além de exigente.