SERVIÇOS SOCIAIS PARA A TERCEIRA IDADE | Publicações
[ 2014 ]
Fernandes, H., & Martín, I. (2014). Grupos de Utilização de Recursos. Revista de Geriatria e Gerontologia, 17(1).
Resumo. O objetivo do presente trabalho foi realizar uma revisão da construção dos RUG (Resource Utilization Groups) e um levantamento e análise das publicações sobre a sua validação e utilização em diferentes países. Verificou-se que, desde a sua criação nos EUA, vários países já testaram este sistema de classificação no seu contexto de cuidados institucionais para pessoas idosas, sendo que este sistema se mostrou válido e fiável para classificação de utentes de instituições de longa duração que prestam apoio social e cuidados de saúde a idosos, tendo bons resultados na explicação da variância da utilização de recursos. Conclui-se que este sistema de classificação apresenta boas potencialidades para a sua implementação no contexto português, e em países de língua portuguesa, podendo ajudar a perceber as características e necessidades dos utentes, providenciando informação baseada na evidência para os gestores das instituições e decisores políticos, ajudando a justificar a afetação de recursos, melhorando o planeamento estratégico das instituições, assim como a qualidade dos cuidados.
[Article – International journal ] ▼ | Direct download
Martín, I., & Oliveira-Póvoa, V. ([ 2013 ]). Estudo piloto para validação da Escala de Qualidade de Vida para Residentes de instituições de longa permanência para idosos. Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento, 18(2), 367-386.
Resumo. Desde a década de noventa, a qualidade de vida apresenta uma importância crescente na pesquisa científica e na prática clínica incluindo equipamentos gerontológicos. Esta importância deve-se não só à avaliação da prestação dos cuidados, mas também à percepção da qualidade de vida dos residentes. O objetivo desta pesquisa consiste em realizar um estudo piloto para validação da Escala de Qualidade de Vida para Residentes de Instituições de Longa Permanência para Idosos para o português. Foi aplicado um questionário a uma amostra constituída por 43 participantes com idades compreendidas entre 47 e 94 anos, residentes em Instituições de Longa Permanência para Idosos da região Centro de Portugal. Através de um estudo de análise de homogeneidade de itens, foram suprimidos da escala onze itens e duas subescalas. A análise de fiabilidade global e desagregada por estado cognitivo de cada subescala evidencia boas propriedades psicométricas (alfa de Cronbach entre 0,602 e 0,839), mesmo em participantes com alguma deterioração cognitiva (alfa de Cronbach entre 0,539 e 0,879). A análise da validade convergente das subescalas relativas à Escala de Satisfação com a Vida e à Escala de Depressão Geriátrica mostram que as correlações são, em maioria, significativas. A análise da validade divergente permite verificar que os domínios estão correlacionados, mas são independentes entre si. O instrumento Escala de Qualidade de Vida para Residentes de Instituições de Longa Permanência para Idosos parece ser adequado à população em estudo, podendo ser utilizado como instrumento de gestão das Instituições de Longa Permanência para Idosos
[Article – International journal ] ▼ | Direct download
Oliveira-de, L., Martín, I., & Duarte, N. ([ 2013 ]). Análisis de la satisfacción de los receptores mayores por el servicio de ayuda a domicilio. Trabajo Social y Salud, 74, 167-174.
[Article – International journal ] ▼
Martín, I., Oliveira-de, L., & Duarte, N. ([ 2013 ]). An overview of in-home care for older people in Portugal: An empirical study about the customers. Care Management Journal. 14(1), 50-57.
Abstract. BACKGROUND: The Portuguese in-home care services have never been adequately studied or identified. This is because of the lack of classification of variables related to the care receiver and to the demographic and organizational context in which it is inserted. METHODS: The 126 organizations in the central region of Portugal were categorized into four groups depending on whether they were located in a rural or urban environment and on whether they were large or small organizations. To obtain information, the In-Home Care Protocol (ProSAD), Elderly Assessment System (EASYcare), and the Center for Epidemiologic Studies-Depression (CES-D) scale were applied to 48 customers (6 randomly chosen customers of in-home care services of each of the 8 randomly selected organizations, 2 per group of variables). RESULTS: The rural context denoted a lack of diversity of services and the number of organizations available is reduced which implies less time spent with the customers. The more dependent customers at the time of registration (Kruskal-Wallis test [KW] = 12.79; p < .05) in large organizations (Mann-Whitney [U] = 190.5; p < .05) benefit more from the services. CONCLUSIONS: In-home care services are underused and are oriented to treat those that have a family caregiver. Overall, in-home care in Portugal still has much to achieve when compared with other European countries.
[Article – International journal ] ▼ | Direct download
GUILHERME LOURO OLIVEIRA. Sistemas de controlo estatístico da qualidade. Mestrado em Gerontologia da Universidade de Aveiro. (Em co-orientação com o Prof. Joaquim Alvarelhão (Professor Adjunto da Escola Superior de Saúde da UA).
Resumo. Com o envelhecimento da população sem sinais claros de redução na incapacidade da população idosa, com a diminuição da coesão familiar e aumento da participação da mulher no mercado de trabalho, a possibilidade de cuidados de longa duração através de cuidadores informais diminui. Isto não se verifica apenas na população idosa mas também na população mais jovem com incapacidades. Torna-se evidente a necessidade de preparar os serviços de cuidados de longa duração. Na realidade europeia, isso implica uma preparação dos lares e estruturas residenciais que são os que mais se aproximam das chamadas nursing homes. Esta preparação passa pela promoção de serviços eficientes e com qualidade. Avulta-se então a necessidade de criar medidas adequadas de previsão da utilização de recursos nas instituições, assim como de meios para analisar a qualidade da prestação de serviços. Objetivos: O estudo teve como objetivo principal a aquisição de competências de implementação de sistemas de controlo da qualidade nos cuidados de longa duração. Como objetivos específicos, propôs-se a: identificar e comparar as características da população das estruturas residenciais e dos lares residenciais; analisar a distribuição dos clientes de acordo com uma previsão da utilização de recursos através da implementação do sistema RUG; comparar o custo da prestação de serviços das instituições através do cálculo do índice de case-mix; desenvolver dados estatísticos para fundamentar a gestão da qualidade através da seleção, aplicação e análise de indicadores da qualidade. Métodos: Foi analisada a população de três instituições sob gestão da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (duas estruturas residenciais para pessoas idosas e um lar residencial para pessoas com deficiência), envolvendo uma recolha de dados com recurso ao Minimum Data Set 3.0, seguida do cálculo do algoritmo do sistema RUG-III, versão 5,2, modelo de 34 grupos e cálculo dos ICM dos seus grupos e de uma análise de dez indicadores do manual ‗Measuring Progress: Indicators for Care Homes‘ do projeto ‗Quality Management by result-oriented indicators – towards benchmarking in residential care for older people‘. Resultados: As estruturas residenciais demonstraram maiores ICM e tempo ajustado de enfermagem, assim como maiores percentagens nos indicadores da qualidade. A distribuição dos RUG calculada para estas respostas sociais centrou-se em categorias com um menor custo expectável do que o lar residencial no entanto, apresenta ICM superior ao referencial internacional e ao lar residencial. Estes dados sugerem uma sub-contratação de profissionais de enfermagem, reabilitação e pessoal auxiliar nas estruturas residenciais, e a necessidade de alongar o tempo dos profissionais de medicina no lar residencial. As instituições apresentaram indícios de uma comparticipação inferior ao custo real dos clientes e reportaram ainda a necessidade de um sistema de comparticipação que englobe mais fatores diferenciadores de custo. Implicações: Este estágio identificou uma necessidade de mais profissionais nas estruturas residenciais e da alocação de profissionais de saúde no lar residencial. É também sugerido que o sistema de contribuição português aparenta uma necessidade de adaptação ao custo real dos clientes, indicando-se o RAI/RUG como um sistema capaz de o fundamentar. O uso de indicadores da qualidade como fonte de informação para a tomada de decisão demonstrou-se pertinente quando combinado com o sistema de case-mix, sendo realçada a sua importância enquanto ferramenta de medição da qualidade. Devido às especificações da gestão destas instituições e à necessidade de globalizar o cuidado através da gestão de casos, sugeriu-se a contratação de profissionais de Gerontologia.
[Master Theses] ▼ | Direct download
[ 2012 ]
ANA RITA DA SILVA TAVARES. Análise de residências para pessoas com deficiência que envelhecem. Mestrado em Gerontologia da Universidade de Aveiro. (Em coorientação junto do Prof. Joaquim Alvarelhão (Professor Adjunto da Escola Superior de Saúde da UA)).
Resumo. O aumento da Esperança Média de Vida das pessoas com deficiência associado ao envelhecimento dos cuidadores informais, induz a procura de Lares Residenciais para assegurar a prestação de cuidados. Este novo fenómeno social requer o desenvolvimento de uma consciência política coletiva sobre o planeamento dos Lares Residenciais. Contudo, existe uma lacuna de estudos sobre esta temática, especialmente em Portugal. O presente estudo tem como objetivo descrever as receitas, os custos, as necessidades de apoio e analisar os serviços das unidades residenciais em função do nível de dependência de pessoas que têm deficiência ao longo da vida. Participaram no estudo 40 residentes (17 do sexo feminino e 23 do sexo masculino) de dois LRR da Associação de Paralisia Cerebral de Lisboa (APCL). A recolha de dados foi realizada através da análise do relatório de contas da APCL, da observação da rotina diária, da contagem do tempo da prestação de Cuidados Diretos dos AAD e da aplicação de um protocolo que continha um questionário para caracterização sociodemográfica e de Serviços Especializados, bem como instrumentos de avaliação adaptados e validados para a população com Paralisia Cerebral. A Segurança Social é a principal fonte de financiamento destes LRR, comparticipando em média 74,10% das receitas. O rácio do custo mensal por residente é de 1.687,60€, em que 61,46% desse custo corresponde ao rácio do custo mensal com recursos humanos. Os 40 participantes do estudo apresentam graves limitações a nível da função motora global (60% nos Níveis IV e V), da motricidade fina bimanual (30% nos Níveis IV e V), e da comunicação (25% nos Níveis IV e V). O nível de participação é baixo (Média= 4,9, Desvio-Padrão= 1,61 na LIFE-H). 66% da variabilidade do tempo despendido nos Cuidados Diretos pode ser explicado pelos domínios de “Nutrição” e “Comunicação” medidos pela LIFE-H e pelo “Posicionamento e mobilização” pertencente ao domínio “Necessidades excecionais de apoio médico” da Escala de Intensidade de Apoio (SIS). O esforço no cuidado residencial a esta população é elevado, recorre a uma equipa de recursos humanos alargada com reflexos nos custos unitários, sendo possível melhorar a nível da admissão o planeamento da seleção de clientes de forma a racionalizar estes custos. [
Master Theses] ▼ | Direct download
[ 2010 ]
Moreira, A. G., Silva, C. S.-d., Almeida, P. R., & Martín, I. (2010). Estimativa de utilização e custos do cuidado ambulatório privado de enfermagem. Porto, Portugal: Unidade de Investigação e Formação sobre Adultos e Idosos (UNIFAI). [Technical Document] ▼ | Direct download
DANIELA FILIPA SOARES BRANDÃO. Potencial de utilização de serviços de descanso ao cuidador. Mestrado em Gerontologia da Universidade de Aveiro. Resumo. s Serviços de Descanso ao Cuidador englobam um conjunto de intervenções que pretendem proporcionar uma pausa efectiva, mas temporária da prestação de cuidados. Providenciam suporte e alívio, permitindo uma diminuição da sobrecarga do cuidador, permitindo tempo livre para actividades de lazer ou outras obrigações pessoais. É uma resposta pouco desenvolvida em Portugal, existindo na tipologia de Serviços de Acolhimento Temporário (SAT). O presente estudo tem como objectivo geral estudar a necessidade e receptividade dos cuidadores informais de pessoas dependentes relativamente aos SAT e os factores que condicionam a sua utilização numa amostra de cuidadores informais da região Entre Douro e Vouga (região EDV). Metodologia: Foi considerada uma amostra por conveniência de 115 cuidadores informais de pessoas dependentes e utilizado o protocolo de avaliação do projecto Cuidar de Quem Cuida que inclui: (i) uma versão adaptada do questionário CUIDE, (ii) um Questionário de Avaliação dos serviços de apoio ao cuidador, (iii) o Questionário do Estado de Saúde (SF-12v2), (iv) a Escala de Saúde Geral (GHQ 12), (v) a escala Aspectos Positivos do Cuidar (PAC) e (vi) a Escala de Sobrecarga do Cuidador – versão modificada (CSI-M). Resultados: Grande parte dos cuidadores ainda não utilizou SAT (90,1%), no entanto, entre os não utilizadores, a maioria considera a possibilidade de utilização, sobretudo na presença de problemas de saúde. Entre as razões para a não utilização a mais reportada foi o desconhecimento do serviço. A análise de regressão binária logística demonstrou que ter apoio de enfermagem domiciliária para o receptor de cuidados, a possibilidade do receptor de cuidados ir para uma instituição de idosos e a presença de sintomas depressivos, condicionam a possibilidade de utilização de SAT. Conclusões: Existe grande potencial de utilização de Serviços de Acolhimento Temporário, mas é necessário clarificar a definição de Serviços de Descanso ao Cuidador e regulamentar legalmente estas respostas, apostando na sua divulgação e crescimento.
[Master Theses] ▼ | Direct download
Martín, I., Oliveira-de L., & Duarte, N. (2010). Análise da intensidade dos serviços de cuidado prestados aos utentes idosos do Serviço de Apoio Domiciliário. Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia, 13(2), 245-254. [Article – International journal ] ▼ | Direct download
[ 2008 ]
MONICA Teixeira (2008). Centro de dia na perspectiva do utente: Uma visão global. Mestrado em Gerontologia da Universidade de Aveiro. Resumo. Os Centros de Dia são estruturas de semi-institucionalização que surgem enquadradas numa política de “envelhecer em casa”. Estas são uma verdadeira alternativa às respostas sociais de internamento permanente e definitivo para idosos. Portugal não fica indiferente a este movimento, apesar da sua implementação tardia e especificidades que caracterizam o funcionamento do programa. Perspectiva-se, que para uma melhor organização e funcionamento das estruturas, é necessário conhece-las de modo mais aprofundado. Só assim, será possível operacionalizar uma intervenção integrada em face às necessidades do meio e das populações que recorrem aos seus serviços. Os objectivos gerais deste estudo dividem-se em dois eixos centrais: i) uma análise a um nível macro, das semelhanças e diferenças dos programas tendo em conta a localização dos mesmos, baseando-se na dicotomia rural/urbano; ii) sustentando-se na perspectiva do utente, análise e reflexão sobre níveis gerais de satisfação, serviços e actividades disponibilizados, e graus de adesão e participação dos utentes. Na recolha de dados, utilizou-se o método de amostragem por cotas, composta por 86 participantes. Os participantes eram pertencentes a seis instituições do distrito de Aveiro, seleccionadas em função do seu contexto demográfico (rural/urbano). O instrumento utilizado para a recolha de dados foi “Questionário do Utente” pertencente ao protocolo de avaliação de Centros de Dia. O protocolo foi desenvolvido por Conrad com o objectivo de analisar a estrutura, processos, populações e resultados dos programas do Centros de Dia existentes nos Estados Unidos. No que respeita ao “Questionário do Utente”, este reflecte a visão do mesmo sobre o Centro de Dia que frequenta, tendo em conta a dinâmica institucional. Os resultados mais relevantes deste estudo, apontam para os seguintes pontos: i) não existem diferenças entre as instituições implantadas em meio rural ou em meio urbano; ii) existência de um número reduzido de serviços disponibilizados aos utentes pelo programa; iii) adesão dos utentes aos serviços disponibilizados e um grau de satisfação ao nível do bom; iv) os utilizadores revelam uma intensidade de utilização elevada do Centro de Dia; v) o principal motivo de adesão ao programa está ligado à necessidade de companhia; vi) o grau de satisfação global do programa é razoável.
[Master Theses] ▼ | Direct download
[ 2007 ]
LAURA OLIVEIRA (2007). Contextos do serviço de apoio domiciliário: A dinâmica entre necessidades e serviços. Mestrado em Gerontologia da Universidade de Aveiro. Resumo. investigação tem demonstrado que o Serviço de Apoio Domiciliário (SAD) apresenta-se actualmente como uma verdadeira alternativa em determinados casos à institucionalização das pessoas idosas. A sua concretização exige, contudo, que este deva ser devidamente perspectivado, estruturado e operacionalizado numa resposta que se pretende global, face à diversidade e complexidade das necessidades que a população idosa normalmente apresenta. Os objectivos gerais deste estudo são essencialmente três: (i) identificar as dimensões pré-disposicionais que estão subjacentes ao pedido de SAD; (ii) analisar o tipo de serviços prestados em funções de variáveis relacionadas com as características do receptor de cuidados e o contexto demográfico e institucional onde está inserido; (iii) avaliar do grau de satisfação dos receptores de cuidados, também em função das variáveis anteriormente referidas. Para a recolha de dados, utilizou-se uma amostragem por quotas, constituída por 48 sujeitos, divididos em quatro grupos em função do contexto demográfico (rural/urbano) e da dimensão das instituições (grande/pequena), onde estão inseridos. Os instrumentos utilizados foram: (i) o ProSADv1, (que genericamente caracteriza os serviços, tempo dispendido e periodicidade do SAD, assim como avalia o grau de satisfação dos receptores de cuidados com o SAD); o EASYCare (que avalia globalmente as necessidades da pessoa idosa); (iii) a Escala CES-D (que avalia a ocorrência de sintomatologia depressiva); (iv) e a Escala de Classificação do Estado da Doença de Rosser’s. Analisados os principais resultados do estudo, estes indicam que: (i) o SAD apresenta um cariz marcadamente social, com incidência na prestação de serviços associadas às AVD(B), especificamente, no serviço de alimentação (72,9%), sendo que a prestação exclusiva deste serviço revela dados significativos (43,8%); (ii) o SAD em contexto rural associa-se tendencialmente à disponibilização exclusiva do serviço de alimentação (66,7%); (iii) o SAD em contexto institucional grande associa-se a outros serviços que não só a alimentação, disponibilizando mais tempo por utente; (iv) o tempo disponibilizado aos utentes é reduzido (serviço de alimentação, X=4,27min. higiene intima, X=4,17 min.); (v) a generalidade dos utentes revela elevados níveis de satisfação (trato das ajudantes familiares domiciliárias – X=1,61; cuidados de higiene – X=1,43) ; (vi) numa avaliação global, são os utentes das instituições de maior dimensão, de contexto urbano, e mais dependentes em termos funcionais, que apresentam níveis de satisfação mais elevados.
[Master Theses] ▼ | Direct download
MARIA CELERINA CUNHA (2007). Perfis do serviço de apoio domiciliário em Portugal : Organização de recursos e serviços. Mestrado em Gerontologia da Universidade de Aveiro.
Resumo. O Serviço de Apoio Domiciliário (SAD) é a pedra angular dos serviços sociais comunitários, direccionados para pessoas idosas com algum grau de dependência. O maior interesse do presente estudo está no enfoque colocado na instituição promotora do cuidado e não nos utentes. O objectivo do trabalho foi a identificação da dinâmica organizacional que permite explicar o tipo de serviço que a instituição disponibiliza, com duas ordens de variáveis: (i) os recursos; (ii) as tarefas que concretizam a prestação do cuidado. Os utentes, neste contexto, são considerados como uma variável organizacional. O estudo teve carácter exploratório, com utilização do método estudo de caso, como um meio de organizar os dados sociais preservando o carácter unitário do objecto social estudado, o SAD. No entanto, para um maior rigor na recolha dos dados, as instituições que constituíram o universo-alvo da investigação foram seleccionadas pelo processo de amostragem aleatória por cotas, sendo cada cota composta por duas instituições seccionadas em dois critérios: (i) contexto territorial (rural/urbano); (ii) critério de capacidade (grande/pequena). Como suporte à recolha e registo de dados foi concebido e aplicado um instrumento, o ProtSAD v.1, que permitiu sistematizar a informação. Como auxiliares deste, foram ainda utilizados sub-suportes desagregados de modo a permitir uniformidade dos dados recolhidos, minimizando os riscos de subjectividade na interpretação das questões e consequente viciação dos dados. Os dados recolhidos foram objecto de análise coerente segundo o método em que assentou o processo de amostragem. Os resultados fizeram emergir os pontos fortes, as debilidades, as potencialidades e os riscos/desafios, dos SAD objectos do estudo. Os primeiros, as forças, definem-se na área dos recursos humanos de acção directa ou mais próxima dos destinatários do cuidado; as debilidades remetem para a gestão dos meios e para as políticas da organização; as potencialidades surgem associadas aos equipamentos de suporte e da gestão e, os desafios, colocam-se sobretudo na vertente do desenvolvimento, do aperfeiçoamento e da inovação. Dos resultados desta investigação espera-se uma visão diferente dos SAD enquanto resposta social, que capacite iniciativas de pressão orientadas para a inovação em serviços que revelam sinais de alguma estagnação. Os mesmos resultados permitiram o desenvolvimento e validação de um instrumento de avaliação do Serviço de Apoio Domiciliário melhorado, o ProtSAD v.2, já publicado.
[Master Theses] ▼ | Direct download
[ 2006 ]
Martin, I., Oliveira, L. M., Cunha, M. C. (2007). Protocolo de Avaliação do Serviço de Apoio Domiciliário (ProtSAD v.2). Porto: UnIFai. [Technical Document] ▼ | Direct download