GESTÃO COMERCIAL E DE MARKETING PARA UMA OCUPAÇÃO TOTAL EM LARES DE IDOSOS
Jose Ignacio Martín
LISBOA, Sexta-Feira, 18 de Maio de 2018FARO, Sexta-Feira, 25 de Maio de 2018PORTO, Sexta-Feira 1 de Junho de 2018 |
Telefone 255 099 333Telemóvel 912 472 440Mail helena_mendes@ideg.pt |
Profissionais 39€Estudantes 27€ |
[tabby title=”ENQUADRAMENTO“]
GESTÃO COMERCIAL E DE MARKETING PARA UMA OCUPAÇÃO TOTAL EM LARES DE IDOSOS
ENQUADRAMENTO
OCUPAÇÃO É ALGO IMPORTANTE NA GESTÃO DE UM LAR DE IDOSOS
A taxa de ocupação de um lar de idosos deve ser superior a 90%. No passado, esta taxa não era motivo de preocupação, uma vez que quase todos os lares de idosos tinham uma taxa de ocupação de 100%. No entanto, este não é o cenário actual.
O número de lares aumentou, o financiamento da segurança social sofreu alterações e os clientes são cada vez mais exigentes ao nível dos preços e serviços.
Gerir um lar de idosos é cada vez mais complexo. Por isso, precisamos de melhorar as nossas competências, de forma a projectar a actividade dos nossos lares, a fim de obter um número elevado de ocupações e, por conseguinte, um serviço de excelência. Para além do referido, necessitamos de mais recursos para melhorar a prestação de cuidados.
ESTRATÉGIA DE FORMAÇÃO
No nosso Workshop, iremos trabalhar uma área difícil da gestão dos lares de idosos.
A maioria dos lares de idosos em Portugal pertencem a IPSSs, mas isso não garante a ocupação 100% dos perfiles de idosos que pretendemos. Os lares de idosos lucrativos têm desafios ainda maiores porque a ocupação das vagas dependem unicamente da capacidade de projetar uma imagem positiva aos potenciais clientes.
Um responsável no setor dos serviços sociais tem uma tarefa extremadamente difícil, para conseguir um crescimento harmonioso dos equipamentos.
Neste workshop vamos tentar procurar apoiar a tomada de decisão a nível comercial e marketing. Será uma formação útil, para conseguir mexer esta área concreta da gestão de idosos num contexto como Portugal.
Convidamos-lhe a estar connosco.
[tabby title=”OBJECTIVOS“]
GESTÃO COMERCIAL E DE MARKETING PARA UMA OCUPAÇÃO TOTAL EM LARES DE IDOSOS
OBJECTIVOS
O objectivo geral deste workshop é promover competências a nível de marketing e comercial no sector da Terceira Idade. Esta é uma competência que normalmente é pouca falada neste sector.
Os objectivos específicos neste caso são os seguintes,
(i) realizar uma analise de mercado realista do sector dos Lares de Idosos em Portugal, porque essa analises nos faz entender o posicionamento das nossas instituições relativamente as outras instituições, e sobretudo face ao potenciais clientes
(ii) conhecer as melhores metodologias para projectar uma imagem positiva das nossas instituições, porque esse é o factor determinante para induzir procura, e para isso nos serviremos de técnicas clássicas como a visita comercial como das mais actuais como o trabalho em redes sociais
(iii) conhecer sobre como rentabilizar a visita das nossas instituições por parte dos potenciais clientes, elemento clave da área comercial neste sector
(iv) de seguida, a negociação contractual, é um elemento vital sobretudo para prevenir problemas de impagos no futuro, como para facilitar o pagamento para as pessoas que não tendo liquidez possam ter património imobiliário
(v) e por último, abordar algumas practicas acerca de como converter os nossos actuais clientes em divulgadores dos nossos serviços.
[tabby title=”PROGRAMA“]
GESTÃO COMERCIAL E DE MARKETING PARA UMA OCUPAÇÃO TOTAL EM LARES DE IDOSOS
PROGRAMA
Fase 1. Estudo de Mercado dos Lares de Idosos
– Estimação da Procura de Lares de Idosos
– Análises da Oferta (global e territorial)
– Segmentação dos lares (por localização; por preço)
Fase 2. Aumentar o Conhecimento Positivo
– Pessoas Significativas
– Influencers
– Via Serviços de Saúde e Sociais
– Google bussiness e Google Ads Words
– SEO Local
– Facebook e Facebook Ads
– Abertura de Atividades para a Comunidade
Fase 3. A Indução da Visita do Potencial Cliente
– A Preparação da Visita (acompanhante, protocolo, mais lembrança)
– Futuros Contactos
- A Negociação Contractual
– Fundamentos do Enquadramento legal
– Enquadramento Geral
– Enquadramento Alternativo (Financiamento por família e Financiamento via Imobiliário)
- A Retenção do Cliente
– Gestão de Queixas
– Participação de Familiares na Vida do Lar de Idosos
– Maximizar os ingressos variáveis (como serviços de saúde, reabilitação, estéticos e outros)
- Cliente como Influencer
– Satisfação total por parte de cliente e família
[tabby title=”FORMADOR“]
GESTÃO COMERCIAL E DE MARKETING PARA UMA OCUPAÇÃO TOTAL EM LARES DE IDOSOS
JOSE IGNACIO MARTIN
Sou licenciado em Psicologia pela Universidade de Salamanca e doutorado em Ciências Biomédicas pelo Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (Universidade do Porto). Desde faz 10 anos, trabalho na Universidade de Aveiro na Secção Autónoma de Ciências da Saúde onde sou responsável sobretudo as disciplinas ligadas à gestão de serviços de saúde e sociais para a terceira idade. Anteriormente trabalhei no Instituto de Serviço Social do Porto, Universidade Fernando Pessoa e Instituto Piaget (Vila Nova de Gaia).
Sobre o melhor cuidar a idosos ou deficientes funcionalmente dependentes…. e sobre tudo em família rodeado de profissionais.
Investigo sobre como podemos melhor cuidar as pessoas idosas e deficientes. Considero que esse cuidar bem reside sobretudo considerar a família e a pessoa dependente como “core” do serviço, e isto significa serviços especializados, boa coordenação entre serviços e profissionais, contar com profissionais com capacidades técnicas e bem motivados, respeitar as tomadas de decisão da pessoas idosa, e por último promover que o idoso tenha um contacto normalizado com a sua família e comunidade. Paralelamente, estou interessado em saber como fazer isto de forma sustentada. Os custos nos serviços de saúde e serviços sociais não tem limite, mas nossa capacidade financeira tanto colectiva como familiar é limitada. Necessitamos de serviços de saúde e serviços sociais congruentes com a nossa situação, sem tentar copiar modelos internacionais óptimos mas contextualizados lá.
A minha missão
Como profissional tenho uma missão, e é formar elites que consigam profissionalizar este sector em Portugal.
Mais informação em www.ideg.pt
[tabby title=”COMO CHEGAR“]
GESTÃO COMERCIAL E DE MARKETING PARA UMA OCUPAÇÃO TOTAL EM LARES DE IDOSOS
LOCAIS
WORKSHOP EM LISBOA
Auditório da Fundação D. Pedro IV – 18 de Maio de 2018
Endereço: D. Carlos I, 124 J, em Lisboa
Paragem de autocarros a 110m no Conde Barão – na Avenida D. Carlos I (autocarros 706 e 727)
Comboio a 650m – paragem em Santos (Linha de Cascais)
[gmap-embed id=”1348″]
WORKSHOP EM FARO
Sala da Cruz Vermelha em Faro – 25 de Maio de 2018
Endereço: Rua Dr. Justino Cumano 1, 8000-333 Faro
Tem rede de autocarros: “Próximo” (Paragem de autocarros a 300m – na Pontinha)
A paragem de autocarros tem ligação com a estação de comboios
[gmap-embed id=”1351″]
WORKSHOP NO PORTO
Auditório da Junta de Freguesia de Campanhã – 1 de Junho de 2018
Endereço: Ferreira dos Santos 57, 4300-199 Porto
Paragem de autocarros a 70m no Ferr. Dos Santos – na Rua das Escolas (autocarros 7M; 401; 700; 800; 801; 806; ZC)
Metro a 750m – saída no Estádio do Dragão
Está a 2km da estação de comboios
[gmap-embed id=”1346″]
[tabby title=”INSCRIÇÃO“]
GESTÃO COMERCIAL E DE MARKETING PARA UMA OCUPAÇÃO TOTAL EM LARES DE IDOSOS
INSCRIÇÃO
Neste workshop vamos tentar procurar apoiar a tomada de decisão a nível comercial e de marketing.
Será uma formação útil, para conseguir dinamizar esta área concreta da gestão de idosos num contexto como Portugal.
* No caso de Inscrição como Estudante nos deverá o comprovativo do estatuto
Convidamo-lo a estar connosco.
[tabbyending]